maktüb experience rj

Relatório Geral

Relatório Maktub Experience

O pro­je­to Mak­tub Expe­ri­en­ce tem o obje­ti­vo de for­ne­cer apoio soci­al, cul­tu­ral e tera­pêu­ti­co para pes­so­as que desen­vol­ve­ram trans­tor­nos e trau­mas psi­co­ló­gi­cos e estão em vul­ne­ra­bi­li­da­de soci­al e econô­mi­ca. Ide­a­li­za­do por Die­ne Car­va­lho, a Pre­ta, em 2019, o pro­je­to arti­cu­la diver­sas ações divi­das em três fren­tes: Saú­de Men­tal; Arte e Cul­tu­ra e Assis­tên­cia Bási­ca. 

 Saú­de Men­tal 

A fren­te Saú­de Men­tal abar­ca a ação Cada Trau­ma Impor­ta, que des­de abril de 2020 já ofe­re­ceu 28.560 aten­di­men­tos psi­co­ló­gi­cos gra­tui­tos ou com valor soci­al. A doen­ça men­tal não faz dife­ren­ci­a­ção entre cor, ida­de, clas­se soci­al, esco­la­ri­da­de, gêne­ro ou defi­ci­ên­cia. Dian­te dis­so, levar apoio psi­co­ló­gi­co espe­ci­a­li­za­do àque­les que vivem em situ­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de e não podem arcar com os gas­tos de um tra­ta­men­to é a meta pri­mor­di­al do pro­je­to Cada Trau­ma Impor­ta. 

Bus­can­do sem­pre melho­rar a abor­da­gem, a ação pas­sou por cons­tan­tes revi­sões e mudan­ças, até che­gar ao mode­lo atu­al, que pos­sui eta­pas bem defi­ni­das e, em cada uma delas, a pre­o­cu­pa­ção em rea­li­zar uma apro­xi­ma­ção com o inte­res­sa­do de for­ma sen­sí­vel e huma­ni­za­da. O can­di­da­to ao aten­di­men­to pre­en­che dois for­mu­lá­ri­os de cadas­tro: um refe­ren­te ao pro­je­to Mak­tub Expe­ri­en­ce e outro espe­cí­fi­co da Cam­pa­nha Cada Trau­ma Impor­ta. Em segui­da, a pró­pria Pre­ta entra em con­ta­to para pas­sar as pri­mei­ras ori­en­ta­ções, esta­be­le­cen­do uma tro­ca de expe­ri­ên­ci­as e faci­li­tan­do a rela­ção de con­fi­an­ça entre o inte­res­sa­do e o pro­je­to. Pos­te­ri­or­men­te é rea­li­za­da uma entre­vis­ta de anam­ne­se com um pro­fis­si­o­nal habi­li­ta­do para, em segui­da, ser rea­li­za­do o enca­mi­nha­men­to ao pro­fis­si­o­nal com horá­rio dis­po­ní­vel e com­pa­tí­vel com o da pes­soa a ser aten­di­da. 

Em dois anos e qua­tro meses da exis­tên­cia do pro­je­to – de 3 de maio de 2020 a 6 de agos­to de 2022 – foram rea­li­za­dos 614 cadas­tros. Atu­al­men­te, 212 pes­so­as estão em aten­di­men­to, 43 já tive­ram alta, 158 pas­sa­ram pela dinâ­mi­ca do pro­je­to e não segui­ram e 194 con­ti­nu­am na fila de espe­ra aguar­dan­do por aten­di­men­to. 

Os aten­di­men­tos pre­sen­ci­ais são rea­li­za­dos no Shop­ping Jar­dim Gua­da­lu­pe, na Zona Nor­te do Rio de Janeiro/RJ. Inau­gu­ra­da em 27 de novem­bro de 2021, a Sala Jar­dim Gua­da­lu­pe con­ta com cin­co psi­có­lo­gos e dois psi­co­te­ra­peu­tas, que aten­dem doze pes­so­as cada, tota­li­zan­do 84 aten­di­men­tos pre­sen­ci­ais. Nes­te espa­ço, são ofe­re­ci­das tera­pia holís­ti­ca e hip­no­se clí­ni­ca. Para ampli­ar o alcan­ce dos aten­di­men­tos, está pre­vis­ta a inau­gu­ra­ção de uma nova sala, no Par­que Shop­ping Sula­cap, no cen­tro do Rio de Janeiro/RJ, para a qual está ati­va a cap­ta­ção de recur­sos no valor de R$ 12 mil. 

 Pro­fis­si­o­nais volun­tá­ri­os 

O pro­je­to Mak­tub Expe­ri­en­ce ado­ta uma pos­tu­ra éti­ca e de res­pei­to com cada um dos pro­fis­si­o­nais volun­tá­ri­os atu­an­tes no pro­je­to – psi­co­te­ra­peu­tas, yoga­te­ra­peu­tas, hip­no­tis­tas, sexó­lo­gos, entre outros. Após o pro­fis­si­o­nal mani­fes­tar seu inte­res­se em con­tri­buir com o pro­je­to, uma reu­nião é rea­li­za­da e são pas­sa­das as infor­ma­ções do tra­ba­lho, haven­do aber­tu­ra para que o pro­fis­si­o­nal tire dúvi­das e faça con­tri­bui­ções. Duran­te todo o perío­do em que o pro­fis­si­o­nal volun­tá­rio está atu­an­do, há um canal de comu­ni­ca­ção aber­to para que a expe­ri­ên­cia seja a mais posi­ti­va pos­sí­vel. Além dis­so, regu­lar­men­te são envi­a­das às pes­so­as aten­di­das pes­qui­sas de ava­li­a­ção, onde são rela­ta­das per­cep­ções e opi­niões acer­ca do aten­di­men­to e, nos casos de desis­tên­cia, os moti­vos que leva­ram a pes­soa a abrir mão do pro­ces­so tera­pêu­ti­co. Tais pes­qui­sas são rele­van­tes, pois, além de apre­sen­tar um feed­back aos pró­pri­os pro­fis­si­o­nais que pres­tam os aten­di­men­tos, pro­por­ci­o­na ao pro­je­to uma visão geral sobre a qua­li­da­de do ser­vi­ço ofe­re­ci­do. Dos 112 pro­fis­si­o­nais volun­tá­ri­os envol­vi­dos no pro­je­to, 23 já pas­sa­ram pelo pro­ces­so tera­pêu­ti­co psi­co­ló­gi­co e 89 estão em aten­di­men­to. 

 Arte e Cul­tu­ra 

A fren­te Arte e Cul­tu­ra, em par­ce­ria com o Shop­ping Jar­dim Gua­da­lu­pe, pro­mo­veu a pin­tu­ra de um muro com o obje­ti­vo de cons­ci­en­ti­zar sobre a impor­tân­cia de cui­dar da saú­de men­tal, que reu­niu 32 gra­fi­tei­ros e outros artis­tas, com cura­do­ria de Fael Tuja­viu, artis­ta e rea­li­za­dor cul­tu­ral que pos­sui gran­de repre­sen­ta­ti­vi­da­de na comu­ni­da­de. O muro infor­ma­ti­vo fica na entra­da da rua Mar­cos de Mace­do do Shop­ping Jar­dim Gua­da­lu­pe, e todos os artis­tas que par­ti­ci­pa­ram da ação con­ta­ram com o aten­di­men­to psi­co­ló­gi­co gra­tui­to pro­por­ci­o­na­do pelo pro­je­to Cada Trau­ma Impor­ta. 

Assis­tên­cia Soci­al 

A fren­te Assis­tên­cia Soci­al rea­li­za ações em comu­ni­da­des da Zona Nor­te do Rio de Janei­ro: Com­ple­xo do Cha­pa­dão, Muqui­ço, Para Pedro, São Francisco/ Bel­ford Roxo, Vigá­rio Geral e Parmalat/ Aca­ri. Já foram leva­dos para os mora­do­res des­tas comu­ni­da­des 400 ces­tas bási­cas, 850 mar­mi­tas, 1.400 litros de água, 200 kits de higi­e­ne, 2.000 brin­que­dos, rou­pas e sapa­tos, e prin­ci­pal­men­te mui­ta infor­ma­ção e aco­lhi­men­to. 

Entre os apoi­a­do­res des­tas ações, tive­mos Domin­go Soli­dá­rio, Jor­nal Hor­das, Mulhe­res de Pei­to e Cor, Ong RONGO, Museu do Graf­fi­ti, Fun­do Bao­bá, Shop­ping Jar­dim Gua­da­lu­pe e Faze­do­res do Bem. 

Alcan­ce do pro­je­to 

O públi­co toma conhe­ci­men­to sobre as ações do pro­je­to por dife­ren­tes mei­os: redes soci­ais, indi­ca­ções de quem já se bene­fi­ci­ou do apoio psi­co­ló­gi­co, repor­ta­gens e infor­ma­ções dis­po­ni­bi­li­za­das na mídia, como em jor­nais ou canais no You­Tu­be. Devi­do à pos­si­bi­li­da­de de aten­di­men­to on-line, o pro­je­to pode che­gar a pes­so­as de todo Bra­sil, já ten­do alcan­ça­do mora­do­res das seguin­tes cida­des: Rio de Janei­ro, Rio das Ostras, Nova Igua­çu e Ita­guaí, no esta­do do Rio de Janei­ro, São Pau­lo e Gua­ru­lhos, no esta­do de São Pau­lo, Belo Hori­zon­te e Ita­bi­ra, em Minas Gerais, São Luís, no Mara­nhão, Sal­va­dor, na Bahia e Flo­ri­a­nó­po­lis, em San­ta Cata­ri­na. Todas as ações do pro­je­to são divul­ga­das no site https://linklist.bio/maktubexperiencerj 

Como o pro­je­to se man­tém 

Atu­al­men­te os pro­je­tos são man­ti­dos atra­vés de doa­ções e do valor soci­al que é cobra­do de par­te dos aten­di­dos. Estes recur­sos são uti­li­za­dos para cobrir os gas­tos com a sala e com a admi­nis­tra­ção do pro­je­to. Para que o pro­je­to se man­te­nha duran­te um ano, com uma equi­pe, são neces­sá­ri­os R$ 293.728,00. 

Nos­sas ações 

Além da ampli­a­ção do pro­je­to Cada Trau­ma Impor­ta, com a futu­ra inau­gu­ra­ção da sala Sula­cap, no cen­tro do Rio de Janeiro/RJ, outras ações estão sen­do desen­vol­vi­das: 

1) Esta­mos Pre­sen­tes tem como obje­ti­vo mobi­li­zar pes­so­as do con­ví­vio de quem está pas­san­do por algum tipo de sofri­men­to psi­co­ló­gi­co. A ação leva ori­en­ta­ção e cui­da­do aos fami­li­a­res e ami­gos que, por vezes, pre­ci­sam apren­der a lidar com as difi­cul­da­des apre­sen­ta­das. Dian­te dis­so, a pes­soa que rece­be a ação pode se sen­tir aco­lhi­da, enquan­to as pes­so­as pró­xi­mas a ela são mais capa­ci­ta­das para lidar com a situ­a­ção. 

2) Dia de Prin­ce­sa e Prín­ci­pe obje­ti­va levan­tar a auto­es­ti­ma por meio da valo­ri­za­ção pes­so­al e cui­da­dos esté­ti­cos. É uma for­ma de mos­trar que, inde­pen­den­te da ida­de e do sofri­men­to que estão viven­ci­an­do, podem rece­ber cui­da­dos e se enxer­ga­rem de manei­ra mais posi­ti­va. 

3) Turis­tan­do com Mak­tub leva mora­do­res locais aos pon­tos turís­ti­cos que nun­ca visi­ta­ram, den­tro da pró­pria cida­de. A ação pos­si­bi­li­ta que esses indi­ví­du­os conhe­çam um pou­co mais sobre a cul­tu­ra local e, ao mes­mo tem­po, ofe­re­çam a elas um dia de lazer. 

4) Mobi­li­za­ção Cul­tu­ral é um incen­ti­vo aos músi­cos e artis­tas locais, de outros esta­dos e de outros paí­ses por meio de ações que os façam se apro­pri­ar de diver­sos ambi­en­tes. Em dife­ren­tes pon­tos da cida­de, eles podem mos­trar sua arte, pos­si­bi­li­tan­do tro­ca e soma de expe­ri­ên­ci­as. 

5) Apren­den­do e Fazen­do Arte ofe­re­ce aces­so, apoio, opor­tu­ni­da­des e cur­sos de aper­fei­ço­a­men­to a artis­tas locais e demais pes­so­as da comu­ni­da­de, além de cri­ar laços para pro­du­ções inde­pen­den­tes. 

Maio 2021

Os rela­tó­ri­os do Maktüb Expe­ri­en­ce RJ são divul­ga­dos a cada 3 meses.