ong dipretta-maktüb experience 

Quais são as nossas ações?

Cada trauma importa

Promoção e acesso ao apoio Psicológico, Psiquiátrico e de Assistência social.

Com o agra­va­men­to da pan­de­mia e a cres­cen­te neces­si­da­de de cui­dar da saú­de men­tal, a ação se pre­o­cu­pa em ofe­re­cer apoio psi­co­ló­gi­co, psi­quiá­tri­co, tera­pêu­ti­co e de assis­tên­cia soci­al àque­les que não tem como arcar com os cus­tos des­ses pro­fis­si­o­nais. Além dis­so, atua no sen­ti­do de escla­re­cer ques­tões rela­ci­o­na­das à doen­ça men­tal, faz o enca­mi­nha­men­to em dire­ção ao tra­ta­men­to mais ade­qua­do; pre­zan­do sem­pre pela éti­ca pro­fis­si­o­nal e res­pei­tan­do as neces­si­da­des e indi­vi­du­a­li­da­des de cada um.

Estamos presentes

Acolhimento àqueles que precisam de uma motivação para continuarem “de pé”.

Dedi­ca­da àque­les que pre­ci­sam de uma moti­va­ção para con­ti­nu­a­rem “de pé”, enfren­tan­do os desa­fi­os do dia a dia. O “Esta­mos Pre­sen­te” mobi­li­za um gru­po de pes­so­as para uma ação que tenha sen­ti­do e sig­ni­fi­ca­do para quem está pre­ci­san­do de moti­va­ção. Pode ser, por exem­plo, com a pro­du­ção de car­ta­zes dis­tri­buí­dos nos luga­res em que a pes­soa fre­quen­ta, reu­nin­do depoi­men­tos de ami­gos e fami­li­a­res, pro­por­ci­o­nan­do expe­ri­ên­ci­as posi­ti­vas que levem em con­si­de­ra­ção a par­ti­cu­la­ri­da­de da pes­soa envol­vi­da. Da mes­ma for­ma, a ação leva ori­en­ta­ção e cui­da­do aos fami­li­a­res que, por vezes, pre­ci­sam apren­der a lidar com as difi­cul­da­des apre­sen­ta­das. Dian­te dis­so, a pes­soa que rece­be a ação pode se sen­tir aco­lhi­da e per­ce­ber o quan­to ela é impor­tan­te para os que estão a sua vol­ta; enquan­to os fami­li­a­res podem se sen­tir mais capa­ci­ta­dos para lidar com a situação.

Dia de princesa e príncipe

Oferecimento de bem estar por meio da valorização pessoal.

Levan­tar a auto­es­ti­ma por meio da valo­ri­za­ção pes­so­al, com direi­to a cui­da­dos com o cabe­lo, maqui­a­gem, mani­cu­re, sobran­ce­lhas e foto­gra­fia, às pes­so­as que dei­xa­ram de lado seu auto­cui­da­do. É uma for­ma de mos­trar que, inde­pen­den­te da ida­de e do sofri­men­to que estão viven­ci­an­do, elas pre­ci­sam se cui­dar e devem se valorizar. 

Turistando com Maktüb

Acesso de moradores a pontos turísticos locais. 

Levar mora­do­res locais aos pon­tos turís­ti­cos que nun­ca visi­ta­ram, den­tro da pró­pria cida­de. A ação pos­si­bi­li­ta que esses indi­ví­du­os conhe­çam um pou­co mais sobre a cul­tu­ra local e, ao mes­mo tem­po, ofe­re­çam a elas um dia de lazer.

Mobilização cultural

Oferecimento e inclusão de indivíduos na música e na arte.

Incen­ti­vo aos músi­cos e artis­tas locais, de outros esta­dos e de outros paí­ses por meio de ações que os façam se apro­pri­ar de diver­sos ambi­en­tes. Em dife­ren­tes pon­tos da cida­de, eles podem mos­trar sua arte, com mui­ta tro­ca e soma de experiências.

Aprendendo e Fazendo Arte

Oportunidade de cursos de aperfeiçoamento para a comunidade e os artistas locais.

Ofe­re­cer aces­so, apoio, opor­tu­ni­da­des e cur­sos de aper­fei­ço­a­men­to a artis­tas locais e demais pes­so­as da comu­ni­da­de, além de cri­ar laços para pro­du­ções independentes.